Ciências exatas, humanas e biológicas: qual a diferença?

0
7201

Você sabe qual a diferença entre as ciências exatas, humanas e biológicas? A gente te explica:

Ciências Exatas

Resultado de imagem para ciências exatas

As ciências exatas são aquelas que englobam um conjunto de várias áreas do conhecimento, sendo algumas a matemática, computação, estatística, física, química, engenharia, aeronáutica, assim como também partes da biologia, psicologia e economia. Geralmente, essas ciências estão bastante ligadas a cálculos e números, que estão presentes em quase todas essas áreas de atuação.

Se você for escolher algum curso em exatas, é importante gostar ou ter afinidade com esses assuntos. Prepare-se para uma faculdade com números, números e mais números!

Ciências Humanas

Resultado de imagem para ciências humanas

O foco principal das ciências humanas é estudar o homem como indivíduo e como sociedade, buscando um maior conhecimento do ser humano. As matérias e áreas que englobam as ciências humanas são aquelas que tem o homem como principal objeto de estudo e que buscam o entendimento das relações sociais, do produto dessas relações e da cultura. Fazem parte deste grupo a filosofia, sociologia, ciência política, antropologia, história, linguística, pedagogia, economia, administração, direito, geografia humana dentre muitas outras.

Se você curte arte, muita leitura e gosta de refletir sobre questões sociais, seu time provavelmente é das humanas!

Ciências Biológicas

Resultado de imagem para biologia

Essa é a ciência que estuda a vida em suas mais variadas escalas, sendo ela atômica ou molecular, além de todos os sistemas existentes que fazem com que a vida seja possível. As ciências biológicas buscam a compreensão de como o meio ambiente funciona e como cada ser vivo se comporta e se integra a este ambiente. Além disso, também estuda o ser vivo como um todo, entendendo cada parte de seu corpo e as suas distintas funções. Compreende áreas como a medicina, genética, zoologia, biologia molecular, fisioterapia, fisiologia, educação física, histologia, farmácia, entre muitas outras áreas.

Alguns cursos das ciências biológicas podem ser considerados os mais difíceis de passar, como Medicina, por exemplo. Se você tem interesse nesta área, é bem provável que já tenha uma afinidade com as matérias de biologia e química.

Gostou da matéria e quer saber mais sobre algumas profissões nestas áreas? Dá uma olhadinha aqui. 

Comentários

comentários

COMPARTILHE
Artigo anteriorGuia do Plano de Estudos
Próximo artigoBiologia no dia a dia: ciclo do nitrogênio
Graduando em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente estagiário nas áreas de Audiovisual e Marketing do QG do Enem.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA