Ansiedade e Provas: como dosar?

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Ao perceber que a época de provas está chegando, muitos estudantes começam a se apavorar, enquanto outros ficam, irritantemente, inabaláveis. O que muitos não sabem, é que a autoestima para provas vem junto com o seu estado psicológico e físico.

Você não deve se sentir confiante no geral, mas saber que você será capaz de dar conta de tudo. Entretanto, é mais fácil falar isso do que de fato fazer. Então, como estudantes devem lidar com a ansiedade e o estresse na época de provas (e ainda alcançar as notas esperadas) ?

Saiba que você não está sozinho

É importante conversar com os colegas da turma e os professores para compartilhar os ansiedade 2medos. Você não é a única pessoa apavorada. Esse medo pode gerar situações super desagradáveis, como abrir a prova e não entender nenhuma das questões. O aluno perde um tempo se acalmando, lendo tudo de novo e aí sim começa a entender.

Por outro lado, outros estudantes se sentem confortáveis com a pressão. Para eles, basta ir às aulas, prestar atenção e fazer uma revisão antes da prova, que tudo ocorrerá bem. A ideia de compartilhar seus medos, é ver que você não está sozinho e que outras pessoas podem ter dicas legais para te ajudar.

Peça ajuda e deixe as pessoas saberem como você está

Se você está ansioso ou em pânico, é muito importante você pedir ajuda. Estar confiante é fruto de saber que você tem boas pessoas ao seu redor e amigos que irão lhe dar suporte quando você estiver com dificuldades.

Caso você esteja realmente sofrendo de uma crise do pânico, não deixe de falar com algum superior da escola, não se sinta obrigado a realizar as provas, pois isso só o deixará pior.

Aprenda a priorizar

Quando você estiver muito estressado, tente estudar alguma matéria que seja mais fácil para você e que entenda facilmente, isso vai ajudar na sua autoestima antes de passar para uma matéria mais difícil.

Nessas fases que nos sentimos mais pressionados, acabamos procurando uma válvula de escape e tentamos fazer atividades mais sociais, para “fugir” daquela rotina. É importante você refletir e entender qual a sua prioridade naquele momento. Talvez, sair com os amigos seja bom naquela noite, mas no dia seguinte você vai ficar duas vezes mais estressado por ter deixado mais coisas se acumularem.

Meditação costuma ser uma ótima saída para se manter calmo e entender suas prioridades. Para quem nunca fez, vale conferir o app: Stop, Think and Breathe. Apesar de ser em inglês, você consegue escolher diferentes tipos de meditação guiada para o seu momento. O aplicativo e as meditações são gratuitas.

Um pouco de estresse pode ser bom, mas só um pouco

Um pouco de estresse pode te ajudar a pensar e a responder mais rapidamente e eficazmente, o que melhora sua performance. Mas é claro, se a ansiedade for muito forte, seu resultado será afetado negativamente. Saiba identificar se o estresse está sendo muito grande ou controlado.

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