Os 8 hábitos de estudos mais efetivos

0
2038

Os estudantes que estão em épocas de vestibular muitas vezes precisam disputar a sua atenção com diversas outras coisas que estão acontecendo em suas vidas, o que pode dificultar a concentração nos estudos. A melhor maneira de impulsionar a sua preparação para os exames nem sempre é estudar mais, mas estudar de maneira inteligente. Você pode ter melhores resultados em seus estudos seguindo essas 8 dicas, dá uma olhada:

1. Como você enxerga os estudos

Muitos estudantes costumam olhar os estudos somente como uma obrigação, e não como uma oportunidade de aprendizado. Isto é bem normal de acontecer, mas alguns pesquisadores já descobriram que a forma como você enxerga suas ações podem ser tão determinantes quanto o próprio ato. Saber onde focar a mente é importante para estudar de maneira inteligente.

Melhores formas de focar a sua mente enquanto estuda:

  • Busque pensar positivamente, lembre-se sempre das suas habilidades.
  • Evite pensamentos catastróficos. Ao invés de pensar “nossa, eu nunca vou conseguir estudar tudo isso a tempo, está tudo perdido”, tente pensar “eu posso estar um pouco atrasado nos estudos, mas desde que eu continue estudando, conseguirei aprender a maior parte da matéria”
  • Procure refletir sobre o que você pode melhorar ao invés de achar que não tem como.
  • Não se compare aos outros, isto só irá te fazer se sentir mal.

2. Onde você estuda é importante

Estudar em um ambiente com muitas distrações só irá atrapalhar a sua produtividade e concentração nos estudos. Se você estudar no seu quarto, por exemplo, poderá encontrar diversos elementos capazes de causar distração, como a sua cama ou televisão.

Uma biblioteca ou um cantinho silencioso em sua casa são excelentes lugares para criar sua zona de estudos. Além disso, uma cadeira confortável e uma boa iluminação podem fazer bastante diferença durante o processo de aprendizagem, afinal, sentir dores na coluna ou pelo seu corpo por usar uma cadeira desconfortável também poderá te distrair.

Veja mais algumas dicas de como manter a sua concentração. 

3. Use jogos de memorização

Os jogos de memorização são excelentes formas de guardar pequenas informações usando associações simples de palavras em comum. A chave para estes dispositivos de memória é achar frases ou palavras que sejam mais memoráveis e fáceis de decorar do que os termos ou informações que você está tentando aprender.

Este método pode não funcionar para todo mundo, então se você acha que não funciona para você, procure outras técnicas de memorização. Veja aqui algumas outras dicas de memorização nos estudos. 

4. Estude sozinho, mas também com amigos

Algumas pessoas gostam de revisar os seus estudos junto com amigos através de um grupo de estudos. Este grupo pode funcionar melhor quando inclui poucas pessoas (4 ou 5 amigos) e quando todos os integrantes buscam objetivos em comum. Existem diferentes formatos de se estudar em grupo, e que podem ser mais eficientes do que estudar sozinho. Descubra aqui algumas vantagens de se estudar em grupo.

5. Crie um planejamento que seja coerente com seu tempo

A frequência com que você estuda nem sempre é tão importante quanto a sua regularidade nesta tarefa. Muitos estudantes possuem tempo para estudar todos os dias, outros apenas três vezes na semana ou somente durante os finais de semana. Mesmo que você abra os livros somente uma vez na semana, em um considerável período de tempo, é mais efetivo do que esperar as provas ficarem próximas para começar a estudar.

Ter um planejamento de estudos é essencial e deve coincidir com o seu tempo disponível para a dedicação. Saiba mais sobre planejamento clicando aqui. 

6. Sempre tire pausas durante os estudos

Estudar 4 horas seguidas sem nenhuma pausa não é nada produtivo, nem divertido para ninguém. Tente realizar pequenas pausas a cada 1 hora de estudo. Se você estiver sentado por muitas horas, tente realizar alguma atividade física ou apenas se alongar (Veja aqui quais exercícios físicos você pode fazer durante os estudos). Isso irá ajudar a sua circulação a voltar a funcionar melhor e irá manter sua mente mais focada quando você voltar do intervalo. Quanto menos tempo você ficar em um mesmo lugar, menos entediado você ficará durante a sua jornada de estudos.

7. Balanceie as suas atividades

É difícil balancear as coisas quando se tem vestibular, escola, amigos e diversas outras coisas acontecendo na sua vida. Mas quando você deixa de fazer isso, as coisas que você não está colocando tanto foco, como os estudos por exemplo, acabam se tornando tarefas mais complicadas de se realizar. Não gaste todo o seu tempo com os estudos, saia com os amigos, fique em contato com a sua família e busque fazer coisas que te interessam. Neste link você encontra algumas dicas de como organizar a sua rotina. 

8. Não se esqueça de aprender!

Estudar não serve apenas para passar no vestibular ou prova, como muitos pensam. Estudar é um esforço que você faz para aprender assuntos novos e diferentes, e se informar sobre diversas áreas de conhecimento. Além disso, o aprendizado não diz respeito somente àquilo que você vê na escola ou precisa estudar para o vestibular, mas também a outras coisas que te chamam atenção no mundo. Por isso, busque sempre aprender coisas novas, independente do fim que este conhecimento poderá te proporcionar.

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA