As questões mais difíceis de Matemática do Enem 2015

A análise dos dados faz parte da prova de matemática, mas não é suficiente sem as aplicações de conhecimentos específicos.

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A prova de Matemática do Enem costuma ter muitos gráficos, tabelas, esquemas e infogramas que devem ser interpretados cuidadosamente. A análise dos dados faz parte da prova de matemática, mas não é suficiente sem as aplicações de conhecimentos específicos. De acordo com pesquisas, 99% das questões cobram conteúdo do 9o ano do ensino fundamental e do 1o ano do Ensino Médio. Vamos às questões:

1(Enem 2015). Atualmente existem diversas locadoras de veículos, permitindo uma concorrência saudável para o mercado, fazendo com que os preços se tornem acessíveis. Nas locadoras P e Q, o valor da diária de seus carros depende da distância percorrida, conforme o gráfico.

O valor pago na locadora Q é menor ou igual àquele pago na locadora P para distâncias, em quilômetros, presentes em qual (is) intervalo (s)?

a) De 20 a 100.

b) De 80 a 130.

c) De 100 a 160.

d) De 0 a 20 e de 100 a 160.

e) De 40 a 80 e de 130 a 160.

Comentário: com base no gráfico, observamos os valores em que Q ≤ P nos intervalos de 0 a 20 e de 100 a 160.

Gabarito: d

2 (Enem 2015). No contexto da matemática recreativa, utilizando diversos materiais didáticos para motivar seus alunos, uma professora organizou um jogo com um tipo de baralho modificado. No início do jogo, vira-se uma carta do baralho na mesa e cada jogador recebe em mãos nove cartas. Deseja-se formar pares de cartas, sendo a primeira carta a da mesa e a segunda, uma carta na mão do jogador, que tenha um valor equivalente àquele descrito na carta da mesa. O objetivo do jogo é verificar qual jogador consegue o maior número de pares. Iniciado o jogo, a carta virada na mesa e as cartas da mão de um jogador são como no esquema:

a) 9

b) 7

c) 5

d) 4

e) 3

Comentário: a carta da mesa é 6/8, equivalente à fração 3/4, ou seja, 0,75, que é igual a 75%.

Gabarito: e

3 (Enem 2015). classes sociais A, B, C e D que costumam participar de promoções tipo sorteio ou concurso. Os dados comparativos, expressos no gráfico, revelam a participação desses consumidores em cinco categorias: via Correios (juntando embalagens ou recortando códigos de barra), via internet (cadastrando-se no site da empresa/marca promotora), via mídias sociais (redes sociais), via SMS (mensagem por celular) ou via rádio/TV.

 

Uma empresa vai lançar uma promoção utilizando apenas uma categoria nas classes A e B (A/B) e uma categoria nas classes C e D (C/D). De acordo com o resultado da pesquisa, para atingir o maior número de consumidores das classes A/B e C/D, a empresa deve realizar a promoção, respectivamente, via

a) Correios e SMS.

b) internet e Correios.

c) internet e internet.

d) internet e mídias sociais.

e) rádio/TV e rádio/TV.

Comentário: ao analisar o gráfico, podemos observar que, nas classes A/B e C/D, os maiores percentuais foram atingidos com internet e correios, respectivamente.

Gabarito: b

4 (Enem 2015). Em uma central de atendimento, cem pessoas receberam senhas numeradas de 1 até 100. Uma das senhas é sorteada ao acaso.

Qual é a probabilidade de a senha sorteada ser um número de 1 a 20?

Comentário:

Gabarito: c

5 (Enem 2015) Em uma seletiva para a final dos 100 metros livres de natação, numa olimpíada, os atletas, em suas respectivas raias, obtiveram os seguintes tempos:

A mediana dos tempos apresentados no quadro é

a) 20,70.

b) 20,77.

c) 20,80.

d) 20,85.

e) 20,90.

Comentário:

Colocando em ordem, temos:

20,5; 20,6; 20,6; 20,8; 20,9; 20,9; 20,9; 20,96.

A mediana será:

Gabarito: d
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