5 dicas para tirar dúvidas durante a preparação para o Enem

0
724

Ter dúvidas é essencial para o processo de aprendizagem e para um bom aprendizado sobre os conteúdos estudados, é preciso que você saiba esclarecer as suas dúvidas da maneira certa. Confira 5  importantes dicas para tirar suas dúvidas durante a preparação do Enem:

Busque ajuda com um amigo:

Você deve ter muitos amigos que estão se preparando para o vestibular e estão passando pelo mesmo momento que você. Por isso, sempre que se encontrar em uma situação de questionamento sobre determinado assunto que está estudando, não hesite em buscar ajuda com eles! Às vezes você poderá entender com mais clareza determinado tópico, tendo um outro ponto de vista além daquilo que você está aprendendo com o livro ou na aula. Grupos de estudos também podem fazer grande diferença no processo de aprendizagem, é só você saber escolher as pessoas certas para estudar, ou seja, aquelas que terão a mesma determinação e foco que você. (Leia mais aqui)

Converse com seus professores:

Muitos estudantes têm medo de tirar suas dúvidas com os professores e, por isso, acabam perdendo a oportunidade de esclarecerem mais os conteúdos aprendidos em sala. Se você ainda está no ensino médio, com certeza deve ter algum professor que você goste mais e que se sinta confortável para conversar. Busque marcar com este professor algum momento depois da aula para esclarecimentos sobre a matéria. Muitas vezes, ele vai gostar de te dar atenção, ao perceber que você está interessado em aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto que está sendo aprendido. Nunca deixe de conversar com seus professores por intimidação, aliás, eles são gente como a gente.

Não tenha medo de ter dúvidas:

Muitas pessoas se preocupam tanto sobre a sua imagem ou sobre o que as outras pessoas vão pensar sobre elas, que acabam se limitando de certas coisas. Perguntar algo muitas vezes pode ser interpretado pelo estudante como sinal de falta de inteligência, o que não é nem um pouco verdade. Você não deve ter medo de perguntar algo dentro de sala de aula, todos estão aprendendo da mesma forma que você está e não existe “dúvida ruim” ou “dúvida boa”, todas as dúvidas são pertinentes e devem ser respondidas. É importante você entender que o conhecimento também faz parte dos questionamentos, por isso pergunte sempre.

Pesquise muito e busque outras referências:

Muitas vezes, a dúvida que você tem pode estar relacionada à metodologia que está sendo utilizada para te passar o conteúdo. Quando você travar em alguma parte da matéria, busque outras alternativas para entender aquilo que está sendo aprendido. Uma determinada explicação em um determinado livro, pode não ser a explicação ideal para você, por isso, procure outras fontes que possam te dar mais informações sobre o assunto que deseja entender ou outros métodos de aprendizado, como as vídeo-aulas do QG do Enem, por exemplo.

Assista ao Plantão de Dúvidas do QG do Enem:  

A última dica, na verdade, é especial para os QGnianos! Em agosto, o QG do Enem irá contar semanalmente com Plantões de Dúvidas com aulas ao vivo de monitoria. Clique aqui para conhecer mais do curso. Confira abaixo a programação:

TABELA_plantao (1)
Clique para dar zoom e imprimir.

É só chegar com as suas dúvidas que elas serão respondidas pelos monitores do QG em uma aula cheia de dicas e informações importantes para o você mandar muito bem no Enem!

As aulas da primeira semana serão gratuitas, por isso, confirme sua presença e receba um lembrete antes da aula começar clicando aqui.  

Te esperamos lá!

 

 

 

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA