10 alimentos para ajudar na concentração

0
3041

3 horas da tarde e você está sonhando com a sua cama? Todos nós já sentimos isso. Por melhor que seja nosso café da manhã, a energia consumida nunca é o suficiente para sobreviver o dia inteiro. Caso se manter concentrado tem sido um desafio para você, chegou a hora de refletir sobre o que você tem consumido.

Por exemplo, energéticos são geralmente cheios de açúcar e possuem muito mais cafeína que o próprio café, podendo causar nervosismo e até taquicardia. Mesmo quando não contém açúcar, ainda é cheio de elementos químicos que não agregam nada na sua saúde.

Infelizmente não há nenhuma fórmula para se manter focado o dia inteiro, fora ter boas noites de sono. O lado bom é que há alimentos que otimizam a sua concentração e aumentam seus níveis de energia.

  1. Aveia
Fonte: google images
Fonte: google images

Acredita-se que o café da manhã seja a refeição mais importante do dia, e isso não é a toa. Não só te dá energia no começo do dia, mas estudos mostram que pessoas que tomam café da manhã têm menos tendência a doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. Porém, é importante que seu dia comece de uma forma saudável. Especialistas recomendação a ingestão de aveia, pois além de não ser muito calórica, te mantém saciado por um tempo maior. Para acompanhar, coma com frutas ou canela.

  1. Chocolate amargo
Fonte: google images
Fonte: google images

O chocolate amargo aumenta nosso nível de serotonina e endorfina, que são fundamentais para nossa concentração. Também é fonte de antioxidante, vitaminas, minerais, como potássio, cobre e magnésio que ajudam a controlar a pressão sanguínea. Um estudo comprovou que pessoas que tomavam dois copos de cacau diariamente, em um mês melhoraram o fluxo sanguíneo no cérebro,   assim, tendo uma melhor performance em testes de memória. Mas não exagerem, um quadradinho durante à tarde já é o suficiente.

  1. Água

Agua

De verdade, as vezes a única coisa que você precisa para repor as energias, é um copo de água. Especialmente quando não se teve uma boa noite de sono. Sede e desidratação causam cansaço. Café e energéticos vão te deixar desidratado, o que te fará mais cansado após o efeito passar. Então, antes de fazer qualquer coisa, tome um copão de água. Esprema um limão na água para te dar ainda mais energia.

  1. Nozes
Fonte: google images
Fonte: google images

Vários tipos de nozes, como amêndoas e pistache, contêm altos níveis de ácidos gordurosos  que ajudam a otimizar a performance de seu cérebro. Além disso, nozes contêm uma quantidade considerável de ferro e fornecem oxigênio para o cérebro, aumentando sua atenção e habilidade de reter informações. Ou seja, coma nozes diariamente para melhor o funcionamento do seu cérebro!

  1. Peixe
Kazuki Delivery
Fonte: google images

Como comer peixe vai aumentar minhas notas? A resposta está na concentração de Omega-3, ácido gorduroso encontrando em quase todos os peixes. Esses ácidos são fundamentais para um bom funcionamento neurológico. O salmão, por exemplo, concentra uma grande quantidade de ácido, o que ajuda a regenerar células e otimizar a sinapse em nosso cérebro que é relacionada à memória.

  1. Chá verde
dieta-cha-verde
Fonte: google images

Quando você se sentir sonolento durante à tarde, pense duas vezes antes de tomar um café. O consumo excessivo de cafeína pode levar a dores de cabeça, o que só piorará sua concentração. O chá verde também possui cafeína, mas em uma quantidade menor que é balanceada por teanina, que ajuda na concentração e atenção.

  1. Beterraba
beterraba
Fonte: Google Images

A beterraba possui nitratos que dilatam os vasos sanguíneos, melhoram o fluxo da corrente sanguínea e a entrega de oxigênio no cérebro.

  1. Bananas
banana
fonte: google image

A banana possui alto nível de potássio que é um mineral essencial para o cérebro, nervos e coração.

  1. Espinafre
Fonte: Google Images
Fonte: Google Images

Ele é composto por diversas substâncias que comprovadamente previnem a demência.

  1. Ovos
Fonte: google images
Fonte: google images

O ovo completo (clara e gema) possuem Omega-3 e DHA, que ajudam a melhorar humor e memória.  Além disso, possuem componentes que ajudam manter as células do cérebro saudáveis.

 

 

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA