1 mês para o Enem: e agora, o que fazer?

0
1948

Entramos na contagem regressiva para o exame do Enem! Nessas horas, muitos estudantes começam a se desesperar por não saber o que fazer nesta reta final de preparação. Para isso, o Blog do QG traz hoje algumas ótimas dicas do que você deve faze a um mês do Enem! Veja quais são:

Mantenha-se atualizado

O Enem é um exame que todo ano se baseia nos assuntos mais atuais para a elaboração da proposta de redação. Temas da atualidade é, até mesmo, utilizado na construção das questões das diversas áreas de conhecimento. Por este motivo, neste último mês de preparação, é muito importante ler de forma comprometida os principais jornais, revistas e acessar sites com informações sobre o mundo em diversos eixos. Também vale criar fichamentos com os assuntos mais atuais e os tópicos principais de cada tema, isto pode te ajudar na hora de praticar redação. Veja aqui 15 temas de redação para você praticar.

Pratique, pratique e pratique! 

A melhor forma de testar seus conhecimentos e fazer revisão dos conteúdos para o Enem é realizando as provas antigas. Então, nesta reta final, faça quantos simulados você conseguir! Além de treinar o conteúdo que você vem estudando ao longo do ano, fazer os exames anteriores também irá te ajudar na adaptação ao modelo do Enem. Logo, é essencial que você sempre pratique com as condições que você teria no dia do exame, ou seja, com o tempo cronometrado e sem acesso a aparelhos eletrônicos. Veja algumas dicas de como controlar seu tempo na hora do Enem clicando aqui e aqui.

Treine redação

Além de se manter atualizado, também é importantíssimo que você pratique (muito!) a redação. Relembre como funciona a estrutura dissertativa-argumentativa, as principais estratégias para um texto claro e objetivo e, o mais importante, pratique o tempo. Você terá uma hora a mais no seu segundo dia do exame para elaborar uma redação de 30 linhas, por isso você deve estar preparado para construir seu rascunho (quando necessário) e passar o seu texto para o cartão-resposta dentro deste período de tempo. Saiba de algumas dicas de redação clicando aqui.

Revise os principais conteúdos

Se você ainda não viu alguns conteúdos, está sabendo mais algumas partes da matéria que outras, não se desespere! O Enem é um exame amplo e nenhum conteúdo específico será determinante para você ser aprovado. Neste último mês de preparação, busque revisar os principais conteúdos, principalmente aqueles que podem pesar mais na nota para o curso que você tem interesse. Você pode basear a sua revisão nos conteúdos mais recorrentes em cada matéria do Enem, não sabe quais são eles? Clique aqui e descubra.

Elabore um plano de estudos

É importante ter em mente que ao acelerar os estudos você pode aumentar a ansiedade para o exame, o que pode dificultar na hora de fixar o conteúdo já estudado e também causar problemas de esquecimento no dia do Enem. Por este motivo, você deve levar este último mês de preparação com muita leveza e calma, procurando criar um planejamento de estudos que não seja muito denso e também investindo seu tempo em atividades de relaxamento e com coisas que você goste de fazer.

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA