Saiba mais sobre o vestibular de Arquitetura

0
1972

Hoje, dia 15 de dezembro, é o dia do Arquiteto. Pensando nisso, o QG preparou algumas informações básicas para todos que querem prestar vestibular para arquitetura.

O curso de arquitetura prepara profissionais para projetarem e organizaram espaços internos e externos baseados em conforto, estética e funcionalidade. Além disso, o arquiteto coordena e projeta a construção ou a reforma de prédios. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia custos. Ele fica responsável pela planta e pelos materiais que serão usados na obra, leva em consideração a disposição dos objetos, o sistema de ventilação e a iluminação. O profissional de arquitetura e urbanismo trabalha com o planejamento e organização de cidades e bairros.

O mercado de trabalho de arquitetura é bem diferenciado. Cidades grandes possuem uma considerável demanda por habitação, infraestrutura e obras de mobilidade. Os empregadores podem ser tanto do setor público (obras de infraestrutura e urbanização, construtoras e incorporadoras) ou empresas de outros setores (programas trainee). Sul e Sudeste são as regiões com mais oportunidades, porém, devido ao crescimento litorâneo graças ao turismo, há uma necessidades de arquitetos no Norte e no Nordeste do Brasil.

De acordo com o ranking da Folha de 2014, as 5 melhores faculdades brasileiras do curso são: USP, UNB, UFMG, UFRGS e UFRJ. O curso, que tem duração média de 5 anos, mescla matérias de ciências humanas e exatas. Geralmente, o primeiro semestre é mais baseado em teoria, e a partir do segundo passa a ser mais prático.

Muitos candidatos ficam preocupados com a parte de desenhar, já que a maioria das faculdades aplicam testes de habilidades de raciocínio espacial e representação gráfica de espaços. Para se preparar melhor, procure cursos específicos de desenho voltados para arquitetura. Mas lembre-se que o desenho do arquiteto não é mesmo que o artístico e você desenvolverá suas habilidades ao longo da universidade. Além disso, a faculdade também envolve outros conhecimentos como: cálculos de física, história da arte, questões estéticas, etc.

Nosso Curso Completo 2016 vem com aulas de História da Arte, um diferencial para os candidatos ao curso de arquitetura, confira: www.enem.com.br

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA