De bananas e laranjas à maçã de Newton

Fábio Vidal relembra do período escolar e conta sobre a escolha da Física.

0
1039

O professor de física do QG do Enem, Fábio Vidal, ama a profissão que exerce há quase 20 anos.
No relato a seguir, ele conta que quando criança seu pai utilizava bananas e laranjas para lhe ensinar matemática. Mas foi ao conhecer a física que se identificou ainda mais com cálculos e teve a certeza que queria ensinar conteúdos como a lei da gravitação universal –  conta a lenda que depois de cair uma maçã em sua cabeça, o físico Isaac Newton desenvolveu o conceito dessa lei. Conheça mais sobre o professor:

Infância:

“Sou nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro (RJ), em uma época em que as crianças brincavam na rua e bebiam água da bica. Tenho duas irmãs mais novas: Paula (psicóloga) e Ana Paula (engeheira química)”

Lembranças da Escola

“Durante quase toda a minha vida escolar, estudei em colégios religiosos. Nunca fui nerd, precisava estudar para conseguir boas notas e era muito dedicado. Recordo que meu pai me ensinava matemática fazendo problemas com bananas e laranjas para me ajudar a somar, subtrair e dividir.
No primeiro ano do ensino médio, quando tive contato pela primeira vez com a física, percebi imediatamente o quanto me identificava e tinha facilidade. A partir daí, tive a certeza que queria fazer física. Lembro que era bastante comum, no final das aulas, eu continuar em sala e tirar dúvidas dos meus amigos sobre a matéria, fazer revisões para ajudar nas provas e corrigir questões que ainda não haviam sido feitas.”

Inspiração

vidal 2“Tive três professores que me inspiraram: dois de física e um de educação religiosa. Bem, os de física não preciso nem dizer o porquê, né?! (risos). Já o de educação religiosa me inspirou muito por ser carismático. Ele era filósofo, e não padre, e de forma carismática conseguia falar de religião para os adolescentes. Era genial!”

Família

“No dia 05 de setembro de 2013, eu e minha namorada nos tornamos noivos e, coincidentemente ou por obra do destino, no dia seguinte ela descobriu que esperava o nosso primeiro filho. Fiquei radiante e ansioso para a chegada da Manuela, que, já é mais um Nerd do QG!”

Profissão

“Percebi que seria físico e professor ainda muito novo e aos 19 anos já havia me tornado monitor e professor particular. Com o tempo fui crescendo na profissão que amo e faço com muito prazer a praticamente vinte anos da minha vida. Nunca pensei em fazer nada diferente de física e durante toda a minha vida escolar e acadêmica eu me dediquei ao máximo aos estudos.”

Personalidade

“Sou um cara caseiro, calmo e tranquilo. No momentos de lazer, gosto de estar com a família e com os amigos, relaxar indo à praia e curtir a natureza. Sempre que tenho tempo, gosto de correr na praia. E jogar videogame é sempre bom também! Não curto muito futebol, mas adoro assistir uma partida de basquete e beisebol.”

Mensagem

“Dedicação e muito trabalho hoje são sinônimos de sucesso no dia de amanhã!”

Comentários

comentários

Sem comentários